Sexta-feira "otimizada"

Rafael Picciani, o secretário carioca dos Transportes que descobrimos ter apoiado Aécio Neves, deve adorar. A otimização do transporte teve dois grandes testes na última sexta-feira, dia 25 de setembro de 2015 (para o pessoal anotar na busca do Google).

Uma é a derrapagem de um avião da empresa aérea Gol - dos mesmos donos da Via Rio, empresa de ônibus que se esconde na pintura padronizada do Internorte - , nas 19 horas ao tentar decolar numa pista do Aeroporto Santos Dumont.

O avião, por pouco, não caiu na Baía da Guanabara, mas ninguém saiu ferido e foi apenas um grande susto, pois os passageiros ficaram em pânico. Todavia, eles tiveram que perder tempo, neste voo que ia do Rio de Janeiro para Belo Horizonte (nada a ver com o ramal particular de Aécio Neves), tendo que ser deslocados para o Galeão (leia-se Aeroporto Internacional Tom Jobim) e pagar outro avião naquele aeroporto.

Já o ônibus do Clube de Regatas Flamengo, time carioca de maior torcida (mais fanáticos e mais chance de poluição sonora - leia-se gritaria e, em certos casos, som de rádio - durante os jogos noturnos), entalou na tarde da mesma sexta-feira num limitador de altura, na altura da Av. Armando Lombardi, na Barra da Tijuca (próximo à Joatinga), sentido São Conrado, e causou um grande congestionamento no lugar.

O ônibus sempre passou pelo local sem problemas - como os torcedores que gritam com cada gol de seu time sem problemas, a não ser tirar o sono de quem tem que acordar cedo no dia seguinte para trabalhar - e ficou entalado deixando ônibus e automóveis presos no trânsito intenso. No ônibus só estavam a comissão técnica e segurança.

Bem, foram dois testes para a tal racionalização das linhas de ônibus comuns, embora tenham sido usados um avião de passageiros e um ônibus de time de futebol. Mas os dois testes foram bem sucedidos, para avaliar o impacto da "otimização" de linhas de ônibus que deixam de fazer ligação direta entre a Zona Norte e a Zona Sul, o que comprova que esse projeto a ser implantado no mês que vem pela SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) é, literalmente, de fechar o trânsito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espírito de Equipe

Comemoração por futebol em dia de Golpe mostra infantilidade do povo carioca

Insensibilidade do carioca tem a ver com o consumismo