Niterói retrocede porque é considerada "perfeita"

Tida erroneamente como uma das cidades com IDH mais alto no país, Niterói se encontra em decadência vertiginosa. Lojas fechando, ausência de opções de lazer, transito caótico e mal administrado, linhas de ônibus om itinerários e pontos mal planejados, produtos que faltam nas lojas, além de muitos outros problemas que não são resolvidos porque são tratados como casos isolados de uma cidade considerada perfeita.

A elite de Niterói é burra e incompetente. Vivendo em suas luxuosas bolhas de plástico, os problemas não chegam até eles, que curiosamente deveriam ser os responsáveis para resolvê-los. Iludidos com a falsa perfeição da cidade, autoridades, que são oriundas dessa elite, acreditam que nada mais é necessário a fazer. Niterói "atingiu a sua perfeição". O que resta é curtir, mesmo que não aja opções de lazer.

Até mesmo a falta de opções de lazer é um problema em Niterói. Com um excesso de praças inúteis que só servem de moradia para pessoas sem teto de uma cidade que menos oferece emprego no estado, quem quer se divertir de forma diferenciada tem que se virar. A maioria das pessoas, incluindo a tal elite burra encontrou no fanatismo futebolístico a "solução", usando a modalidade esportiva frequentemente confundida com "dever cívico" para preencher todos os tempos ociosos. O que livra de muitos de lutar pelo aumento de opções de lazer. 

Curioso que Niterói praticamente não possui time de futebol local, o que faz os torcedores usarem times da capital como objeto de seu fanático vício. Quem não curte futebol, além de ficar sem opção de lazer, sofre preconceitos e tem que aguentar a gritaria na vizinhança nos momentos mais impróprios. Ter sossego em Niterói é privilégio para poucos.

Mas a grande maioria dos niteroienses não está nem aí para os problemas da cidade. Que problemas? Niterói é perfeita e o IDH atribuído serve como "prova" disso. 

Por isso que nosso prefeito pouco age na cidade. Ele mesmo deve estar bastante iludido pela suposta perfeição de Niterói, que além do IDH alto, possui a maior quantidade de ricos por metro quadrado de todo o país. Uma grande elite alienada que vive isolada não só do resto da população como também da realidade, preferindo construir um mundinho feliz dentro de seus enclausurados castelos.

Niterói ainda pode decair mais. A ilusão de perfeição cria uma inércia intelectual e ativa que faz com que nos relaxemos achando que não há nada mais a fazer.

Muita gente não sabe, mas a decadência pode vir da crença de que tudo é perfeito. Até porque o primeiro passo para corrigir um erro é admitir a existência desse erro. E é isso que falta para Niterói: admitir seus muitos problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espírito de Equipe

Comemoração por futebol em dia de Golpe mostra infantilidade do povo carioca

Insensibilidade do carioca tem a ver com o consumismo