Rádio Cidade sairá do ar no fim deste mês

Antes que os roqueiros de boutique ou os sociopatas das mídias sociais fiquem com chiliques, diante da notícia de que a Rádio Cidade irá sair do ar no próximo dia 31, vamos esclarecer que a emissora foi derrubada pelos próprios erros.

A emissora nunca teve uma grade de programas de rock, ou eram programas de besteirol da linha Jovem Pan ou programas de hit-parade temático, como "Anos 80", "músicas ao vivo", "nacionais", "antigas" etc. A rádio não chegava a cobrir sequer o básico da cultura rock e morreu por merecida baixa audiência.

E quem for acusar o fim da rádio a uma campanha negativa, pode esquecer. A emissora era até muito querida e apoiada por nada, por coisa nenhuma, só por causa de um rótulo de "rock" que era só embalagem.

No conteúdo, era apenas uma rádio pop que, mesmo "só tocando rock", tinha mentalidade igualzinha à uma Mix FM, só para citar um exemplo de emissora pop sintonizada no RJ. Só em última hora os locutores foram mudar de estilo, falando mais devagar, pausado e grave, evitando gírias etc. E estavam felizes da vida tocando músicas como "Revolution" do Cult se esquecendo que a banda não produziu somente esta música.

Com dois anos e alguns meses de retomada, a Rádio Cidade não lançou uma nova cena de rock brasileiro, não divulgou bandas alternativas nacionais e internacionais, não lançou bandas de selos independentes, não teve sequer programas de metal ou progressivo. Mas tinha programa sobre futebol (esporte que NADA tem a ver com rock) que, para sobreviver, já estava abrindo para falar de vôlei e UFC.

Muito lerda para fazer ajustes de programação e ainda mais mantendo esse nome bobo e banal chamado "Rádio Cidade". Grande chance o Sistema Rio de Janeiro de Rádio perdeu para criar uma rádio de rock de verdade, com novo nome, trajetória iniciada do zero e uma equipe com envolvimento real na cultura rock.

Com uma equipe de locutores cujo envolvimento com rock se limita à carga horária de trabalho, a Rádio Cidade não soube acompanhar a dinâmica da cultura rock. Daí que ela caiu feio. Não dá mais para chorar o leite derramado, quando se derramou de propósito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espírito de Equipe

Comemoração por futebol em dia de Golpe mostra infantilidade do povo carioca

Prisão de Cunha é etapa de um jogo político